Mostrar Menu
22.05.2017

Associação marca presença na Abertura de Temporada de Montanhismo

Compartilhe

Nos dias 6 e 7 de maio, a Amigos do Parque esteve presente no evento Rio nas Montanhas – 30 anos de Abertura de Temporada de Montanhismo, na Praça General Tibúrcio, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. Na ocasião, compartilhamos a tenda com o Parque Nacional da Tijuca e prestamos informações variadas sobre a unidade de conservação e as formas de apoiá-la.

Em conversas com o público apresentamos a Amigos do Parque e nossa causa, esclarecendo de que forma o apoio à Amigos do Parque beneficia o Parque Nacional da Tijuca. Citamos exemplos concretos, como o apoio a um aplicativo para registro de ocorrências, o financiamento da comunicação digital do Parque e compra de equipamentos para pesquisas.

A equipe de monitores ambientais do Parque reforçou a importância do trabalho da Amigos do Parque, informando que nossa associação compra equipamentos e materiais utilizados no manejo e sinalização de trilhas e apoia o Programa de Voluntariado e a brigada de incêndio do ICMBio.

Quem se interessou pode realizar sua associação na hora.

Na tenda, decorada com painéis informativos sobre o Parque e placas de sinalização de trilhas, conversamos com visitantes e transeuntes sobre a importância do Parque Nacional da Tijuca para a conservação da biodiversidade e para a qualidade de vida no Rio de Janeiro. Grande parte do público já havia visitado o Parque Nacional da Tijuca, algumas vezes sem notar que estiveram no mesmo – muitos visitantes que conheciam o Parque Lage, o Corcovado, a Pedra Bonita e Pedra da Gávea não sabiam que esses locais fazem parte do Parque. A partir da distribuição de mapas, interessados deixaram o evento com maiores informações sobre a área do Parque e seus atrativos.

A tenda do Parque Nacional da Tijuca/Amigos do Parque ficou localizada entre as tendas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, da Trilha Transcarioca e do Movimento Borandá, projeto que apoia a implantação da trilha Caminhos da Mata Atlântica. Criou-se um ambiente em que os visitantes puderam conhecer mais sobre importantes unidades de conservação para a prática de montanhismo.

O evento Abertura de Temporada de Montanhismo é organizado pela Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) e celebra a cultura do montanhismo, se tornando o evento mais tradicional do montanhismo brasileiro. No evento, também estiveram presentes diversos clubes excursionistas e lojas do ramo. O público pode participar também de competições de escalada, workshops em autorresgate e emergência pré-hospitalar em montanha, ações de montanhismo infantil, oficina de horta orgânica e mais.

Agradecemos ao Parque Nacional da Tijuca pelo convite, ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos pela cessão da tenda, e aos colaboradores do Parque pelo companheirismo.

Colaboradores do Parque Nacional da Tijuca e da Amigos do Parque

Por que ser amigo do parque?

Ser Amigo do Parque é ser amigo da natureza e da cidade e você também pode participar da promoção e da preservação desse patrimônio do Rio de Janeiro e do Brasil.

<p>O Parque é inteiramente inserido na cidade do Rio de Janeiro: o que acontece de bom dentro dele contribui para o bem viver dos cariocas e dos visitantes!</p>

O Parque é inteiramente inserido na cidade do Rio de Janeiro: o que acontece de bom dentro dele contribui para o bem viver dos cariocas e dos visitantes!

<p>O Parque é a maior floresta urbana reflorestada do mundo: foi replantada numa ação vanguardista no fim do século XIX para proteger os mananciais de água da cidade.</p>

O Parque é a maior floresta urbana reflorestada do mundo: foi replantada numa ação vanguardista no fim do século XIX para proteger os mananciais de água da cidade.

<p> O Parque é o principal componente da Paisagem Cultural Carioca, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.</p>

O Parque é o principal componente da Paisagem Cultural Carioca, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

<p>O Parque presta um serviço ambiental ao Rio de Janeiro, contribuindo para o equilíbrio climático e salvaguardando importantes fontes hídricas. </p>

O Parque presta um serviço ambiental ao Rio de Janeiro, contribuindo para o equilíbrio climático e salvaguardando importantes fontes hídricas.

<p>Os Amigos do Parque contribuem para o futuro dessa floresta que guarda a história do Rio de Janeiro.</p>

Os Amigos do Parque contribuem para o futuro dessa floresta que guarda a história do Rio de Janeiro.