Mostrar Menu
08.08.2017

Confederação Brasileira de Voo Livre e Amigos do Parque fecham parceria inédita

Compartilhe

Em parceria inédita com a Amigos do Parque, a Confederação Brasileira de Voo Livre – CBVL – passará a ocupar a Unidade de Atendimento ao Turista (UAT) no Alto do Corcovado, localizada no nível entre o desembarque dos elevadores e o início das escadas rolantes. A equipe da CBVL, responsável pelo funcionamento do quiosque, além de prestar informações aos visitantes sobre os atrativos turísticos e a relevância do Parque Nacional da Tijuca, também distribuirá mapas de trilhas e materiais informativos úteis para quem visita o Parque e a cidade.

A CBVL já atua no Parque através da Escola São Conrado de Voo Livre – ESCVL, o mais antigo clube de voo livre do Brasil, que conta com instrutores homologados pela CBVL e pela FAI – Federação Aeronáutica Internacional. A ESCVL promove voos livres de asa-delta e parapente, à partir da rampa de decolagem da Pedra Bonita, a mais antiga do Brasil e vizinha da Pedra da Gávea, maior monolito à beira-mar do mundo. Estas formações rochosas dão o nome ao Setor Pedra Bonita/Pedra da Gávea do Parque Nacional da Tijuca.

O funcionamento da ESCVL no Parque é regulamentado por um acordo entre o Clube São Conrado de Voo Livre, o CBVL, o ICMBio e o Parque Nacional da Tijuca, tendo como contrapartidas para a ESCVL a manutenção regular e a proteção do meio-ambiente da área.

Desde novembro de 2016, a Escola São Conrado de Voo Livre também oferece descontos para associados Amigos do Parque que desejam experimentar o voo livre e contemplar toda a beleza do Parque e da cidade, vistos de cima! Verifique quais são as categorias de associados contempladas com este desconto aqui.

O funcionamento das UATs está previsto no Termo de Reciprocidade entre a Amigos do Parque e o Parque Nacional da Tijuca e é mais um canal de arrecadação de recursos para investimento no Parque.

Por que ser amigo do parque?

Ser Amigo do Parque é ser amigo da natureza e da cidade e você também pode participar da promoção e da preservação desse patrimônio do Rio de Janeiro e do Brasil.

<p>O Parque é inteiramente inserido na cidade do Rio de Janeiro: o que acontece de bom dentro dele contribui para o bem viver dos cariocas e dos visitantes!</p>

O Parque é inteiramente inserido na cidade do Rio de Janeiro: o que acontece de bom dentro dele contribui para o bem viver dos cariocas e dos visitantes!

<p>O Parque é a maior floresta urbana reflorestada do mundo: foi replantada numa ação vanguardista no fim do século XIX para proteger os mananciais de água da cidade.</p>

O Parque é a maior floresta urbana reflorestada do mundo: foi replantada numa ação vanguardista no fim do século XIX para proteger os mananciais de água da cidade.

<p> O Parque é o principal componente da Paisagem Cultural Carioca, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.</p>

O Parque é o principal componente da Paisagem Cultural Carioca, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

<p>O Parque presta um serviço ambiental ao Rio de Janeiro, contribuindo para o equilíbrio climático e salvaguardando importantes fontes hídricas. </p>

O Parque presta um serviço ambiental ao Rio de Janeiro, contribuindo para o equilíbrio climático e salvaguardando importantes fontes hídricas.

<p>Os Amigos do Parque contribuem para o futuro dessa floresta que guarda a história do Rio de Janeiro.</p>

Os Amigos do Parque contribuem para o futuro dessa floresta que guarda a história do Rio de Janeiro.