Mostrar Menu
24.05.2017

Ferramenta adquirida pela Amigos do Parque contribui com registro de ocorrências no Parque Nacional da Tijuca

Compartilhe

*Esta notícia foi escrita com a colaboração de Thais Xavier, da coordenação de Uso Público do Parque Nacional da Tijuca.

O aplicativo Ferramenta de Manejo está contribuindo para uma melhor gestão e supervisão do Parque Nacional da Tijuca através de registros de ocorrências em um sistema que facilita o processamento dos dados coletados. Desde dezembro, responsáveis técnicos do Parque podem fazer relatórios e compartilhar dados sobre seus plantões de forma mais prática.

A Amigos do Parque financia a utilização do aplicativo por entender que melhores estatísticas contribuem para o aprimoramento da gestão do Parque. Nosso apoio é feito a partir da aquisição do software, hardware e capacitação para usuários do aplicativo.

Em fase de testes, o aplicativo pode ser acessado por celular, tablet e computador. O aplicativo,  opera a partir de  coleta de informações sobre ocorrências presenciadas pelos plantonistas, como árvores caídas, ocupação ou invasão de locais proibidos, presença de cães domésticos, alimentação de animais silvestres, buracos nas vias, assaltos, estacionamento irregular e outros. A ferramenta possibilita também a coleta de registros fotográficos e coordenadas geográficas. Ela pode ser utilizada em simultâneo para que mais de um plantonista envie dados ao mesmo tempo.

A partir do upload dos dados, são geradas estatísticas, gráficos e coordenadas geográficas. Os resultados compilados passam por um processo de validação para retirada de informações duplicadas e inconsistências.

O aplicativo também é uma ferramenta que contribui para a gestão compartilhada do Parque, já que os dados são utilizados para informar ações de entidades do Governo de Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro. Com a Polícia Militar, por exemplo, o programa já demonstra resultados: foi graças à ferramenta que ocorreu a detenção de dois meliantes que assaltavam na trilha Parque Lage-Corcovado, no setor Serra da Carioca do Parque Nacional da Tijuca.

Nesta fase de testes, o foco é na sensibilização da equipe do Parque e análise da primeira fase de dados coletados pela ferramenta. A perspectiva é de que, em um futuro próximo, a Ferramenta de Manejo também seja utilizada por associados da Amigos do Parque para registro de ocorrências. A medida seria um reconhecimento da gestão do Parque de que nossos associados são colaboradores importantes na causa da conservação, proteção e promoção do Parque Nacional da Tijuca.

Os resultados coletados pelo programa em 2017 serão divulgados no relatório de atividades do ano da Unidade de Conservação.

Por que ser amigo do parque?

Ser Amigo do Parque é ser amigo da natureza e da cidade e você também pode participar da promoção e da preservação desse patrimônio do Rio de Janeiro e do Brasil.

<p>O Parque é inteiramente inserido na cidade do Rio de Janeiro: o que acontece de bom dentro dele contribui para o bem viver dos cariocas e dos visitantes!</p>

O Parque é inteiramente inserido na cidade do Rio de Janeiro: o que acontece de bom dentro dele contribui para o bem viver dos cariocas e dos visitantes!

<p>O Parque é a maior floresta urbana reflorestada do mundo: foi replantada numa ação vanguardista no fim do século XIX para proteger os mananciais de água da cidade.</p>

O Parque é a maior floresta urbana reflorestada do mundo: foi replantada numa ação vanguardista no fim do século XIX para proteger os mananciais de água da cidade.

<p> O Parque é o principal componente da Paisagem Cultural Carioca, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.</p>

O Parque é o principal componente da Paisagem Cultural Carioca, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

<p>O Parque presta um serviço ambiental ao Rio de Janeiro, contribuindo para o equilíbrio climático e salvaguardando importantes fontes hídricas. </p>

O Parque presta um serviço ambiental ao Rio de Janeiro, contribuindo para o equilíbrio climático e salvaguardando importantes fontes hídricas.

<p>Os Amigos do Parque contribuem para o futuro dessa floresta que guarda a história do Rio de Janeiro.</p>

Os Amigos do Parque contribuem para o futuro dessa floresta que guarda a história do Rio de Janeiro.