Mostrar Menu
08.08.2017

Reunião com equipe gestora do Parque Nacional da Tijuca: alinhamento estratégico

Compartilhe

No último mês de junho, foi realizada reunião entre as equipes da Amigos do Parque e do Parque Nacional da Tijuca para alinhamento de estratégias e ações.

Foram apresentados e discutidos balanços das realizações e demonstrações financeiras, com destaque para o Programa Permanente de Apoio Administrativo e à Manutenção do Parque Nacional da Tijuca , principal programa da Amigos do Parque, desenvolvido em caráter permanente, que apoia financeiramente a realização de ações conjuntas com a administração do Parque nas áreas de comunicação, manutenção, uso público, apoio ao voluntariado, publicações, tecnologia, pesquisa etc. Foram também apresentadas estratégias para o aumento da base de associados Amigos do Parque, plano de ações de relacionamento com associados, parceiros e conveniados, além de projetos especiais (atuais e futuros), dentre outras frentes.

Na ocasião, João Alfredo Viegas, um dos fundadores e atual vice-presidente da Amigos do Parque, relembrou a origem da entidade: criada em 1999, a instituição é resultado de um estudo realizado com o intuito de identificar problemas e soluções para o melhor funcionamento do Parque Nacional da Tijuca. Após um ano de avaliações, chegou-se a conclusão da necessidade de criação de uma instituição da sociedade civil que apoiasse financeiramente o Parque. Foi então criada a Sociedade dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca, hoje Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca, uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) sem fins lucrativos.

Em momentos como o que vivemos atualmente, de fortes restrições no orçamento federal, o apoio financeiro da Amigos do Parque se torna ainda mais relevante para o adequado funcionamento do Parque.

Estavam presentes no encontro toda a Diretoria e colaboradores da Amigos do Parque, o Chefe do Parque e toda a equipe de coordenadores das áreas de Proteção, Manejo, Uso Público, Gestão Socioambiental, Infraestrutura e Logística e Controle de Impactos do Parque Nacional da Tijuca.

Por que ser amigo do parque?

Ser Amigo do Parque é ser amigo da natureza e da cidade e você também pode participar da promoção e da preservação desse patrimônio do Rio de Janeiro e do Brasil.

<p>O Parque é inteiramente inserido na cidade do Rio de Janeiro: o que acontece de bom dentro dele contribui para o bem viver dos cariocas e dos visitantes!</p>

O Parque é inteiramente inserido na cidade do Rio de Janeiro: o que acontece de bom dentro dele contribui para o bem viver dos cariocas e dos visitantes!

<p>O Parque é a maior floresta urbana reflorestada do mundo: foi replantada numa ação vanguardista no fim do século XIX para proteger os mananciais de água da cidade.</p>

O Parque é a maior floresta urbana reflorestada do mundo: foi replantada numa ação vanguardista no fim do século XIX para proteger os mananciais de água da cidade.

<p> O Parque é o principal componente da Paisagem Cultural Carioca, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial.</p>

O Parque é o principal componente da Paisagem Cultural Carioca, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

<p>O Parque presta um serviço ambiental ao Rio de Janeiro, contribuindo para o equilíbrio climático e salvaguardando importantes fontes hídricas. </p>

O Parque presta um serviço ambiental ao Rio de Janeiro, contribuindo para o equilíbrio climático e salvaguardando importantes fontes hídricas.

<p>Os Amigos do Parque contribuem para o futuro dessa floresta que guarda a história do Rio de Janeiro.</p>

Os Amigos do Parque contribuem para o futuro dessa floresta que guarda a história do Rio de Janeiro.